Sorocaba, 16 de maio
de 2013
Elabore 12 apontamentos sobre ‘’Trovadorismo’’ – Pág. 106 a
114.
1.
Podemos
dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua
portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade
Média, período em
que Portugal estava no
processo de formação nacional.
2.
O marco
inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como
“Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta
fase da literatura portuguesa
vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
3.
Na lírica
medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e
cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias
cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos
como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles:
“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da
Vaticana”.
4.
Os
trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom
Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e
Meendinho.
5.
No
trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas
(Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e
Cantigas de Amigo).
6.
Cantigas de Maldizer: através
delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões
verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa
satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
7.
Cantigas de Escárnio: nestas
cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de
forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
8.
Cantigas de Amor: neste tipo
de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se
numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não
correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do
feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada
(suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as
trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
9.
Cantigas de Amigo: enquanto
nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora
os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado
de namorado. O tema
principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
10.
As novelas
de cavalaria são narrativas de caráter místico, que apresentam aventuras
idealizadas do cavaleiro medieval concebido pela igreja.
11.
As novelas
de cavalaria surgiram, em Portugal, no século XIII, de traduções de textos
franceses de autoria anônima.
12.
As novelas
Amadis de Gaula e A demanda do Santo Graal foram as historias mais populares
que circularam entre os portugueses e tiveram grande influencia sobre os
hábitos e os costumes da população da época.