quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29º Dia de aula - Matemática

Sorocaba, 29 de agosto de 2013

Exercícios
1)     Se 3x=9 então x=2 e
Se 3x=27 então x=
Se 3x=81 estão x=

2)      Se (1)x = 1 então x=2 e
     (3)      9

Se (1)x = 9 então x-2
     (3)

Se (1)x =  1  então x=4 e
     (3)      81

Se (1)x = -81 então x=...Não existe
     (3)                                  

3)      Na equação 5x2 . 54=55x
          5x2+4=x2+4=5x
          x2-5x+4=0
          a   b   c

4)      72x-1 = 7x.73
72x-1 = 7x+3 -> 2x-1=x+3
                         2x-x=3+1
                         x=4

5)     a) Vendo o gráfico de f(x)=2x, qual o valor de x quando f(x)=8? R: x=3
b) Qual o valor de x, quando f(x)=15
               2x; Se x=3 -> 23=8     -> 2x=15 é porque
               2x; Se x=4 -> 24=16   ->                   x=3, ?? próximo de 4
                     ‘’A solução para questão depende do estudo sobre logaritmo.’’


                Partindo das equações exponenciais podemos resolver logaritmos. 2x=16
                                                                                                                                         2x=24
                                                                                                                                          X=4
                Se você resolver a equação exponencial então transforme o log. 16 em equação.
                                                                                                                                  2

1)      log. 16 2x=16     log. 16=4
      2       x=4              2

2)      log. 81=4             34=3x3x3x3=81
      3

3)      log. 100=2           102=10x10=100
     ?<- Quando não se
            tem é sempre 10.

4)      log. 1000000000=9
     ?

5)      log. 512=9           29=2x2x2x2x2x2x2x2x2=512
      2