Sorocaba, 14
de agosto de 2013
Matriz de transportes
- 80, 96% -
rodovia
- 14, 81% - ferrovia
- 4, 23% -
hidrovia
A industrialização
brasileira e o rodoviarismo
·
Ferrovias –
atual e as mais importantes estão vinculadas ao transporte de minérios em
gramas de quantidade;
·
Hidrovias –
nunca tiveram o incentivo governamental suficiente. Mesmo os rios mais utilizados
são aproveitados somente em alguns trechos e os volumes de recursos
transportados é mínimo;
·
Rodovias –
ganharam maior impulso com a instalação de transnacionais automobilísticas;
- coube as rodovias integrar o território brasileiro
(levando e trazendo mercadorias e caminhões percorrer o país dia e noite);
·
Caminhões –
movimenta uma poderosa economia: montadoras de caminhões, autopeças, concessionárias
de veículos, seguradoras, empresas de transporte de cargas e de passageiros,
sistema de vigilâncias, eletrônicos, borracharias, auto mecânica, recapeamento
de estradas, concessionarias responsáveis pela administração e conservas de
rodovias via cobrança de pedágios, policiais rodoviários, postos de gasolina.