quarta-feira, 14 de agosto de 2013

30º Dia de aula - Geografia

Sorocaba, 14 de agosto de 2013
Matriz de transportes
 - 80, 96% - rodovia
 - 14, 81% - ferrovia
 - 4, 23% - hidrovia
 
A industrialização brasileira e o rodoviarismo
·         Ferrovias – atual e as mais importantes estão vinculadas ao transporte de minérios em gramas de quantidade;
·         Hidrovias – nunca tiveram o incentivo governamental suficiente. Mesmo os rios mais utilizados são aproveitados somente em alguns trechos e os volumes de recursos transportados é mínimo;
·         Rodovias – ganharam maior impulso com a instalação de transnacionais automobilísticas;
- coube as rodovias integrar o território brasileiro (levando e trazendo mercadorias e caminhões percorrer o país dia e noite);
·         Caminhões – movimenta uma poderosa economia: montadoras de caminhões, autopeças, concessionárias de veículos, seguradoras, empresas de transporte de cargas e de passageiros, sistema de vigilâncias, eletrônicos, borracharias, auto mecânica, recapeamento de estradas, concessionarias responsáveis pela administração e conservas de rodovias via cobrança de pedágios, policiais rodoviários, postos de gasolina.