sexta-feira, 15 de março de 2013

8º Dia de aula - Português


Sorocaba, 15 de março de 2013

Uso do Porque | Por que | Porquê | Por que

Por que - (separado e sem acento): Usando nas frases interrogativas e também quando se puder subentender as palavras motivo e razão. Exemplo: Porque você não veio? Não sei por que estou aqui. Ou quando puder ser substituído por pelo qual e flexões. Exemplo: Este é o motivo por que não lhe escrevi antes.

Porque – (junto e sem acento): Emprega-se quando for conjunção explicativa ou casal. Exemplo: Não vá porque é perigoso. / Não fiz a prova porque estava doente.

Por quê – (separado e com acento): No final das frases interrogativas ou não. Exemplo: Você não entregou o trabalho por quê? / Ninguém sabe explicar por quê?

Porquê – (junto e com acento): Quando está substantivado (parecido de artigo). Exemplo: Não sei o porquê da sua chateação. / Estudamos o uso do porquê. / Da sua tristeza ninguém sob o porquê?

Atividade

Preencha as lacunas com por que | porque | por quê | porquê:

a-      Ele não casa porque não quer.
b-      Por que você está tão alegre hoje?
c-       Ele não deixou a encomenda por quê?
d-      Não sei se o porquê de tanta afobação.
e-      Enfim chegou o momento por que tanto esperei.
f-       Porque corria muito, acabou num poste.
g-      Você está triste hoje por quê?
h-      Daí por que a explicação não nos convenceu.
i-        Porque estávamos sem os titulares, perdemos o jogo.