quarta-feira, 16 de outubro de 2013

32º Dia de aula - Português

Sorocaba, 16 de outubro de 2013

Problemas gerais de algumas palavras e expressões

                               Que ou Quê:
                Que -> É o pronome, conjunção, adverbio ou partícula expletiva. Por se tratar de monossílabo átono, não é acentuado: O que você pretende? | Quase que esqueço de avisa-los.

                Quê -> Representa um monossílabo tônico. Isso ocorre quando um pronome se encontra em final da frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação ou exclamação) ou de reticências, ou quando quê é um substantivo (com o sentido de "alguma coisa", "certa coisa") ou uma interjeição (indicando surpresa, espanto): Afinal, você veio aqui fazer o quê? | Quê! Conseguiu chegar a tempo?!

                               Aonde e Onde:
                Aonde -> A tendência no português atual é considerar a seguinte distinção: aonde indica ideia de movimento ou aproximação, opondo-se a donde, que exprime afastamento. Costuma referir-se a verbos de movimento: Aonde você vai? | Não sei aonde ir.

                Onde -> Indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato. Normalmente, refere-se a verbos que exprimem estado ou permanência: Onde você está? | Não sei onde começar a procurar.
 
                               Mas e Mais:
                Mas -> Mas é uma conjunção adversativa, equivalendo a porém, contudo, entretanto: Não conseguiu, mas tentou.

   Mais -> É pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se normalmente a menos: Ele foi quem mais tentou, ainda assim, não conseguiu.

                               Mal ou Mau:
                Mal -> Pode ser advérbio ou substantivo. Como advérbio, significa "irregularmente", "erradamente", "de forma inconveniente ou desagradável". Opõe-se à bem: Era previsível que ele se comportaria mal. Era evidente que ele estava mal-intencionado porque suas opiniões haviam repercutido mal na reunião anterior.
             Como substantivo, mal pode significar "doença", "moléstia", em alguns casos, significa "aquilo que é prejudicial ou nocivo": A febre amarela é um mal que atormenta as populações pobres.
             O substantivo mal também pode designar um conceito moral, ligado à ideia de maldade; nesse sentido, a palavra também se opõe a bem: Há uma frase de que a visão da realidade nos faz muitas vezes duvidar: "O mal não compensa."

Mau -> É adjetivo. Significa "ruim", "de má índole", "de má qualidade". Opõe-se à bom e apresenta a forma feminina má: Não é mau sujeito. | Tem um coração mau.